quinta-feira, 11 de junho de 2015

Solução para Tela Azul PAGE_FAULT_IN_NOPAGED_AREA

Olá meus caros, essa semana me deparei com o problema de Tela Azul da Morte (Blue Screen of Dead - BSoD) descrito como PAGE_FAULT_IN_NOPAGED_AREA no Windows 7. Toda vez que o computador é iniciado na inicialização normal este erro aparece. As vezes até dá para iniciar o computador em modo de segurança, mas não há muito o que fazer neste modo para resolver este problema.

Conforme este site da Microsoft, o erro de tela azul PAGE_FAULT_IN_NOPAGED_AREA diz respeito a uma falha de hardware, se o responsável pelo erro for um driver de hardware instalado, então nesta tela azul será informado o nome do driver. Segue abaixo a causa e solução de erros conforme o suporte da Microsoft, por fim, mostro como consegui resolver o problema no meu caso.

Causa


O erro de verificação 0x50 geralmente ocorre após a instalação do hardware com defeito ou em caso de falha do hardware instalado (geralmente relacionada a RAM com defeito, seja memória principal, cache de RAM L2, ou RAM de vídeo). Outra causa comum é a instalação de um sistema de serviço com defeito. O software antivírus também podem desencadear esse erro, como também pode ser um volume NTFS corrompido.

Solução


Hardware com problema: se um hardware foi instalado recentemente, remova-o para ver se o erro persiste. Caso contrário, seja no hardware já existente, remova-o ou troque por outro para verificar se o problema ainda vai persistir.

Serviço com problema: desabite o serviço do sistema com defeito, se isto resolver, verifique se há uma atualização do fabricante para este serviço. Se o erro ocorre na inicialização do sistema, reinicie o computador e antes de carregar o Windows aperte F8 até que apareça o menu com opções de inicialização do Windows. Neste menu escolha a opção Última configuração válida, Esta opção é mais eficaz quando somente um driver ou serviço é adicionado por vez.

Antivírus com problema: desative o programa e verifique que isso resolve o erro. Se isso acontecer, entre em contato com o fabricante do programa sobre uma possível atualização.

Volume com NTFS corrompido: execute o comando chkdsk /f /r para detectar e reparar erros de disco. É necessário reiniciar o sistema antes que a verificação de disco começa em uma partição do sistema. Se o disco rígido for SCSI, verifique se há problemas entre o controlador SCSI e o disco.

Por último, verifique o registo do sistema no Visualizador de eventos para mensagens de erro adicionais que possam ajudar a identificar o dispositivo ou driver que está causando o erro. Desativar o cache de memória do BIOS também pode resolver

Caso a caso


No meu caso, o computador ligava, surgia a tela de inicialização do Windows já que por várias vezes o sistema operacional foi reiniciado de forma abrupta pela tela azul. Neste menu, eu poderia escolher entre Modo seguro, Modo seguro com rede e Inicialização Windows normalmente.

Nas duas opções de modo seguro, eu conseguia acessar o Windows, mas na opção de Inicializar o Windows normalmente a tela azul aparecia e nome mesmo instante reiniciava, sem dar tempo de ver a mensagem da tela azul.

Assim, a primeira coisa foi tentar identificar a tela azul, reinicie o computador apertando F8 até apresentar o menu de inicialização avançada do Windows, e como sugere a página de solução da Microsoft, tentei verificar se era um driver de hardware com defeito primeiro. Para isso marquei a opção para não reiniciar automaticamente em caso de falha e assim ver a descrição da tela azul, não identifiquei nenhum driver na descrição do erro que fosse a cause do problema. Depois verifiquei se era um serviço com problema, também não identifiquei nada.

Em seguida testei a memória, limpei os contatos, substitui por outra e mesma assim o problema permaneceu. Na BIOS, não encontrei a opção de desabilitar o cache da RAM e nem do vídeo, por fim conclui que não era na memória o problema. Reinicie o Windows e modo de segurança e desabilitei o antivírus e depois tentei iniciar normalmente o Windows, também não deu certo.

Conclui que o problema era no disco rígido. Em modo de segurança, ao carregar o Windows, acessei as Propriedades do disco, na aba Ferramentas, seção Verificação de erros, cliquei no botão "Verificar agora...", marquei as opções "Corrigir erros do sistema de arquivos automaticamente" e "Procurar setores defeituosos e tentar recuperá-los", depois cliquei no botão "Iniciar". O Windows vai pede para agendar a verificação, confirmei e reiniciei o computador:



Como o Windows não conseguia carregar no modo normal, infelizmente a verificação não pôde ser executada. Assim, a solução final foi remover o HD do computador e ligá-lo ao outro computador no modo slave. Fiz isso no meu notebook através de um adaptador USB para IDE/SATA. Ao conectá-lo o Windows identificou corretamente a unidade, pude acessá-la normalmente.

Por fim, no prompt de comando, executei o comando chkdsk /f /r X: sendo X a letra da unidade do HD em questão. No final da verificação (que é demorada) foram identificados e corrigidos alguns erros (esqueci de tirar o print e salvar o log para postar aqui). Depois coloquei novamente o HD no computador de origem e liguei novamente para fazer o teste e... Que lindo! O Windows foi carregado perfeitamente sem nenhum problema!

É isso pessoal, este foi o meu desenrolar na solução para este problema, se você já passou por este erro e resolveu de outra forma, posta aí nos comentários e se você está passando por este problema, seguiu o tutorial e não resolveu ainda, posta ai nos comentários o resumo para que eu possa lhe ajudar no que for possível.

Até mais! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após a leitura do mesmo pelo moderador, se aprovado.