sábado, 22 de novembro de 2008

Criando atalhos com ícones personalizados para serviços da web


Um dias desses eu estava cansado de digitar a URL dos sites no navegador de Internet que constantemente, eu acessava então acabei criando alguns atalhos de serviços que existem na Web para serviços gratuitos (e-mail's, agendas, mapas, etc's). E eu acabei descobrindo como fazer isto analisando alguns atalhos de programas que eram instalados e exibidos na área de trabalho, que quando clicados eram redirecionados para o site do desenvolver a fim do usuário adquirir o produto completo.

Certo, agora vamos ao que interessa, para criar os seus atalhos para Web você vai precisar de:

  • Software para criação ou edição de ícones: use algum de sua preferência, eu usei o Mr. Ícones devido a sua facilidade e ser em português; e
  • Saber de algum serviço que você utiliza e deseja adicionar para sua área de trabalho: eu coloquei o do serviço do Gmail. ;)
Para criar o ícone do serviço que deseja, acesse o site do serviço (no meu caso, acessei www.gmail.com) e salve a imagem do logotipo do mesmo numa pasta para depois editá-la com o software, para isto clique na imagem com o botão direito do mouse e selecione a opção "Salvar imagem como" ou algo do tipo.

Após feito isto, abra o programa para manipulação de ícones e importe a imagem que você salvou:


Caso seja necessário, faça algumas correções e depois salve (o programa se encarregará de converter a imagem em um arquivo de ícone).

Após a criação do ícone, crie um cópia do atalho do seu navegador de Internet que geralmente está na área de trabalho, caso não esteja crie um atalho para ele. No meu caso, eu criei uma cópia do Firefox:


Em "Destino" adicione no final do campo o endereço do serviço desejado (no meu caso, o destino ficou assim "C:\Program Files\Mozilla Firefox\firefox.exe" "www.gmail.com"). Agora para ficar com ícone que você criou clique no botão "Alterar ícone...":



Clique no botão procurar, localize o o arquivo na pasta que você criou e salvou no seu computador e depois clique em Ok. Pronto! Seu atalho para o serviço da web que você desejava está feito.

Veja como ficou o meu:


Legal, não é? Fico por aqui agora, até a próxima...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após a leitura do mesmo pelo moderador, se aprovado.