sábado, 6 de abril de 2013

Soluções para Bloqueio de Tela no Android: muitas tentativas de padrão!

Tela de Bloqueio Padrão
Um problema recorrente nos usuários do sistema operacional móvel da Google, o Android, tem permeado nos fóruns da Web: o bloqueio de tela após muitas tentativas de padrão. E para não fugir do comum, eu me vi na mesma situação, esqueci o desenho padrão para liberar a tela do meu celular Samsung Galaxy Y Duos. Pois bem, para resolver a situação segue algumas dicas que encontrei na Internet que podem ajudar a resolver o problema e que se subdividem em duas categorias:

Conexão de rede Wi-Fi ou dados móveis ativada

Se a conexão de rede Wi-Fi ou de pacote de Dados móveis foi ativada antes do bloqueio do aparelho, parabéns, pois com o acesso a Internet você poderá fazer o login na conta do serviço Google com a sua senha do seu Gmail ou senha temporária de aplicativos e terá mais chances de reaver seu acesso ao aparelho celular, como veremos a frente.


  • Fazer o login com a conta do Gmail

login_adroid 
Na tela de login, como é mostrada, basta você informar a sua conta de e-mail do Google que foi informada na configuração inicial do aparelho celular, tipo fulano@gmail.com e a sua senha, acertando a sua senha, a redefinição do padrão de tela voltará e você poderá informar um novo desenho para liberar a tela. Se você esqueceu a  senha do Google, você pode tentar recuperá-la no próprio site do www.gmail.com.

Caso você tenha informado o login e senha na conta do Google corretamente, mas mesmo assim não acessa, então siga os passos abaixo:

  • Criar uma senha temporária de aplicativo


Em alguns casos, o celular não aceita a senha do seu e-mail, acredito que isso ocorra quando a configuração de segurança do Google “Verificação em duas etapas” esteja ativado, se não estiver ativado e mesmo assim não acessa com a senha correta no login de desbloqueio do celular, então ative esta configuração e crie uma senha temporária de aplicativo para o celular. Encontrei alguns vídeos que explicam detalhadamente este processo:


(Exemplo 01)

(Exemplo 02)

Conexão de rede Wi-Fi ou de dados móveis NÃO estiver ativada


Se a conexão de rede Wi-Fi ou de pacote de dados móveis não estava ativada antes do bloqueio do Android, isso então pode ser um problema grande, pois em alguns aparelhos não há uma forma de habilitá-la. Eu falei alguns aparelhos, então descubra se seu aparelho possui este recursos de habilitar alguma conexão de rede:

  • Pelo botão de bloqueio do aparelho


A pressionar o botão de bloqueio por 1 ou 2 segundos, uma tela de opções do telefone aparece, no meu aparelho apareceu as opções abaixo:


opcoes_bloqueio(Modo silencioso, Modo Offline e Desligar) 

Observe que no meu caso não há uma opção de habilitar alguma rede (Wi-Fi ou Pacote de Dados), se o seu aparecer, ótimo, vá para a seção acima e veja as opções para reaver seu acesso, caso contrário, prossiga abaixo.


  • Através de uma ligação


Vi esta dica da descrição deste vídeo, mas não funcionou no meu celular. A solução informada diz que ao receber uma ligação no telefone bloqueado você aperta a tecla Home (Página Inicial do Android) e aparece a opção de ativar a conexão de rede (Wi-Fi ou Pacote de Dados), eu tentei a tecla home, voltar, bloquear tela ou qualquer outra combinação de teclas, mas não funcionou mesmo comigo (acabei até descobrindo a captura de tela do Android, essas imagens da postagens foram feitas por ela).


  • Através do ODIN ou ADB


Na Internet vi alguns posts informando que pode-se ativar algum recursos do Android via ODIN ou ADB, na realidade não tive nem paciência de saber o que é exatamente e nem como se fazer, pois como foi reportados por alguns é uma gambiarra das grandes, o que pode trazer mais dor de cabeça ainda, se você sabe como ativar a Internet com este recurso, posta nos comentários ou link para o seu blog como se faz isso, ok?


  • Restaurando as configurações de fábrica


Nesta opção, todos os dados do celular armazenados internamente (contatos, mensagens, fotos, etc.) são apagados onde é restaurado as configurações de fábrica, zera as configurações, então continue por sua conta em risco, não me responsabilizo pelos resultados. 


Esta foi alternativa que encontrei e escolhi para minha situação, já que meu aparelho não habilitava a Internet de jeito nenhum, além disso já tinha uma backup anteriormente dos meus contatos, agenda, entre outros. Se você chegou até aqui meu caro, acredito que esta seja a última alternativa ou levar numa autorizada do celular (os dados armazenados no celular (não no cartão) serão perdidos e haverá uma "pequena" cobrança para isso).

Nota: Se o celular que está bloqueado for da Samsung, por segurança, utilize o programa Kies da mesma empresa, neste programa você poderá fazer o backup dos seus contatos, calendário e notas da memória do seu aparelho antes de redefinir as configurações e limpar as configurações do seu celular. Procure saber se o Fabricante do seu celular possui algum programa de integração com seu celular, assim você poderá fazer backup/restauração dos seus dados.

No vídeo abaixo, o processo de restauração é detalhado, fiz o procedimento e deu certo:




Restaurar as configurações de fábrica, passo a passo:

  1. Desligar o celular;
  2. Remover o cartão de memória do celular;
  3. Pressionar as teclas Aumentar Volume + Início + Bloquear Celular para acionar o modo de Recuperação do Android;
  4. Na tela de recuperação do Android aberta, escolha a opção “wipe data/factory reset”, para isso utilize as teclas Aumentar Volume ou Diminuir Volume para navegar para Cima ou para Baixo.
  5. Confirmar a opção, ou seja, todos os dados armazenados na memória do telefone serão perdidos e os sistema voltará para o padrão de fábrica, pressione a tecla Início para confirmar a escolha.
    Importante: a operação seguinte não poderá ser desfeita!
    Navegar para baixo até chegar na opção “Yes -- delete all user”.
  6. Após a formatação dos dados, cache e usuários o Android voltará para o menu inicial da tela de recuperação, então deve-se escolher a opção “reboot system now”.
  7. Após a reinicialização do sistema Android, que deve demorar alguns minutos, no máximo, o sistema Android abrirá a tela de boas vindas, sem o bloqueio de tela, então, problema resolvido!
Concluindo, vimos que há duas situações quando o celular com Android está bloqueado com um padrão de tela: com Internet ou Sem Internet, e quando não conectividade com a Internet no aparelho fica bem mais complicado, entretanto as versões mais recentes do Android permitem a ativação da rede mesmo com a tela bloqueada, acredito eu.

Sigas as instruções (por sua conta em risco, é claro, não me responsabilizo pelas instruções coletadas pela Internet) e  boa sorte!