segunda-feira, 1 de junho de 2015

Windows 10 de graça: Microsoft libera reserva para download


Hoje, dia 01 de junho de 2015, a Microsoft libera o agendamento/reserva para download gratuito do seu novo sistema operacional, o Windows 10. A notificação para atualização chegou hoje em meu Windows 7 SP1 – versão Ultimate – por volta das nove horas da manhã, na área de notificação do sistema através de um aplicativo chamado “Baixe o Windows 10”,  relacionado ao executável “GWXUX.exe” – Get Windows XUpdate X?


Windows 10: reserva para download




Se você possui o Windows 7 SP1 ou Windows 8.1 Update, este aplicativo permite que você faça a reserva de download e uma instalação futura do Windows 10 gratuitamente. Conforme anunciado aqui, a Microsoft está finalizando o Windows 10 e o mesmo ficará disponível a partir do dia 29 de julho de 2015. Então, a partir desta data, você que se cadastrou neste aplicativo receberá atualização gratuita do Windows 10.

Windows 10: novos recursos


Segue abaixo alguns (novos) recursos interessantes que a Microsoft adicionou no seu novo sistema operacional, como por exemplo, a volta do menu iniciar integrado com os aplicativos da Live Tiles:

Cortana – a assistente pessoal do Windows Phone estará presente no Windows 10 ajudando os usuários em todas as tarefas.

Edge – o novo navegador de Internet da Microsoft e sucessor do tão conhecido e detestável Internet Explorer. Visual minimalista, integrado a Cortana, anotações de páginas chamado Web Note, modo leitura, mais rápido, leve e seguro (oi?), enfim, outro navegador. Ou seja, tudo que o Firefox e o Chrome já tem hoje nativo ou através de algumas extensões será incorporado ao Microsoft Edge

Office no Windows – além da nova suíte de escritório Office 2016, o Windows 10 conterá variados aplicativos para Word, Excel e PowerPoint. Deste modo, enquanto estiver usando o Windows você poderá fazer anotações em páginas Web, por exemplo,  através de recursos integrados do Office ao Windows.

Windows Hello – a tela de login não será mais a mesma. Você poderá logar em seu computador através da identificação facial, biométrica ou da íris. O que antes era obtido através de programas de terceiros agora será um recurso nativo do sistema.

Além destes, outros recursos foram melhorados ou adicionados, todavia, eu particularmente considero estes como os mais cruciais.

Windows 10: Fiz o cadastro e agora?




Após a conclusão do cadastro, o aplicativo lhe informa que você será notificado quando o Windows estiver disponível. É importante lembrar que provavelmente esta oferta é limitada e que também não está claro quando a Microsoft começará a cobrar pela licença do novo sistema operacional instalado em seu computador. Será daqui a um ano após a instalação? Será a um preço promocional? Estas e outras perguntas ficam no ar enquanto a Microsoft não informa claramente as respostas para estas questões.

Windows 10: Então... Vai arriscar?





E aí... Você irá se cadastrar ou não para receber o novo Windows 10? Vale lembrar que se você se cadastrar, no relatório disponibilizado neste aplicativo alguns programas instalados em seu computador poderão não ser compatíveis com a nova versão do Windows, além disso, você provavelmente não poderá fazer downgrade, em caso de arrependimento, como ocorre em versões anteriores do Windows e que precisará de 03 (três) gigabytes de espaço livre para receber esta atualização.

Mais informações


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após a leitura do mesmo pelo moderador, se aprovado.