sábado, 31 de janeiro de 2015

Como restaurar atalhos de pastas e arquivos infectados por vírus


Se seu disco rígido (HD), pendrive ou qualquer outra mídia de armazenamento foi infectado por vírus que oculta pastas e arquivos, e você simplesmente não consegue ter acesso ao seu arquivo/pasta original, não pense que tudo está perdido... Sempre existe uma solução!




Geralmente, o pendrive ou qualquer outra unidade de armazenamento é infectado por esse vírus quando plugamos a unidade em um computador já infectado. Isso acontece porque o Windows procura o arquivo autorun.inf da unidade afim de iniciar automaticamente um programa ou uma ação que está definida neste arquivo com o objetivo de facilitar a atividade do usuário, mas é aí onde mora o perigo! Estes malwares se aproveitam deste recurso para se infiltrarem e fazer a festa. Para o Linux, a plataforma do pinguim mais famoso do mundo, estas ameaças de autorun.inf projetadas para Windows não surtem efeito, pois o vírus geralmente depende de processos/aplicativos do Windows dos quais o Linux não têm, além de que a estrutura de segurança definido no Linux é diferente do Windows, invalidando o vírus.


Corrigindo pelo Windows


Abra o Prompt de Comando do Windows: no menu Iniciar do Windows digite cmd ou Prompt de Comando, quando listado clique ou dê Enter nele. No Prompt de Comando identifique e acesse seu pendrive ou HD externo através da letra associado à ele, caso tenha várias unidades conectadas, ejete-as e insira somente uma para não haver dúvida da unidade que você irá corrigir.


Exemplo:


Se ao abrir Computador (Windows 7/8) ou Meu Computador (Windows XP e anteriores), o seu dispositivo está como Pendrive (E:), ao entra na unidade Pendrive (E:) só é exibido atalhos das pastas e arquivos existentes anteriormente. Para resolver, você irá digitar os comandos que estão em negrito logo abaixo, lembre-se que você deve alterar o comando de entrar na unidade do HD/pendrive se a letra da unidade for diferente do exemplo aqui mostrado.



Comandos:


  1. Entrar no seu dispositivo, no caso do exemplo: e:
  2. Para deletar todos os atalhos: del *.lnk
  3. Para exibir todos os arquivos e pastas ocultas: attrib -R -S -H /S /D 

Caso o vírus tenha movido seus arquivos e pastas para a pasta .trashes ou outra pasta com outro nome, abra ela, selecione tudo, recorte e depois cole na raiz do seu dispositivo ou em outra pasta desejada. Para mais segurança, veja aqui como evitar vírus no seu pendrive ou HD externo.


Em breve estarei postando um tutorial de como remover vírus de boot no Windows baseados em javascript, pois uma das ações deste vírus também é ocultar pastas e arquivos das unidades de armazenamento como HD externos e pendrives.


Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após a leitura do mesmo pelo moderador, se aprovado.