terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Como impedir vírus no pendrive

Pendrive
Já é tradição, bastar conectar o pendrive no computador (impressora?) e os vírus se alastram. Se isso aconteceu com seu pendrive não se desespere, compartilho aqui um tutorial bem detalhado de como você pode evitar que seu flash drive, cartão de memória ou outras mídias removíveis fiquem desprotegidos.



Como funciona


Você altera as permissões de segurança do sistema NTFS do seu pendrive para não permitir a gravação de dados na raiz do mesmo, contudo uma pasta já contêm todo o conteúdo do seu pendrive, pois depois de aplicado o método não se poderá gravar mais nada na raiz do pendrive, somente na pasta criada anteriormente.

Passo a passo

Para utilizar este método, sigas as etapas seguintes:
  1. Verifique se o sistema de arquivos do seu pendrive é NTFS. Para verificar, acesse Computador, selecione o pendrive, depois clique com o botão direto do mouse em cima dele e escolha a opção Propriedades, será aberta uma janela conforme abaixo:


  2. Se seu pendrive ainda não estiver no NTFS, então faça backup do seu pendrive: crie uma pasta na área de trabalho (por exemplo), e copie todo o conteúdo do seu pendrive.

    Importante:
    Caso já esteja como NTFS o seu pendrive, você não precisa fazer backup, basta criar um pasta na raiz do pendrive e mover todo o conteúdo para ela, depois pule para o Passo 5.

  3. Formate-o seu pendrive: vá em Computador, clique em cima da unidade do seu pendrive e selecione no menu do botão direito "Formatar...". Na tela de Formatar a Unidade, apenas mude o campo de Sistema de Arquivos para NTFS, marque a opção "Formatação Rápida", então clique em Iniciar.


  4. Entre no pendrive e crie uma pasta com o nome que você achar melhor, depois entre nesta pasta e coloque de volta todo o conteúdo do pendrive que você fez backup (Passo 2).

  5. Em Computador, clique em cima da unidade do seu pendrive e selecione no menu do botão direito a opção Propriedades. Na janela de propriedades do pendrive, clique na aba Segurança, nesta aba clique em "Editar...". Na relação de "Nomes de grupos ou de usuário" deixe apenas o usuário Todos, caso não tenha, clique em adicionar e digite o nome deste usuário e clique em Ok.

    Em seguida desmarque a caixa de seleção Modificar e Gravar da coluna Permitir, depois clique em Ok, e Ok novamente. Assim estará negando a permissão de qualquer programa gravar na raiz do seu pendrive, impedindo assim a ação dos vírus!



  6. Entre no pendrive, selecione a pasta que você criou (Passo 4), e selecione no menu do botão direito do mouse a opção Propriedades, e repita o passo da aba Segurança, só que agora você vai escolher a opção da coluna Permitir para Controle Total. Clique em Ok, e Ok novamente. Deste modo você poderá salvar seus arquivos sem problemas dentro dessa pasta.

Conclusão


O método apresentado é bastante eficaz, desde que realizei estas ações não recebi nenhuma infecção até o presente momento. Você pode criar mais pastas na raiz do pendrive para assuntos distintos (por exemplo: uma pasta para arquivos, outra para programas, outra para imagens, etc.), fica a seu critério e dará mais trabalho, consequentemente, desde que não tenha já executado o Passo 5. Existe outras formas de proteger a ação de vírus, mas na minha opinião esta têm sido a mais eficaz no Windows.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após a leitura do mesmo pelo moderador, se aprovado.