quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Projeto Metrópole Digital


No mês passado pesquisando alguns sites sobre conceitos de programação encontrei o site do Projeto Metrópole Digital, lá contém uma estrutura interessante de conteúdo de TI, vale a pena conferir. Pesquisando agora encontrei uma descrição mais detalhada sobre o mesmo na nossa amiga Wikipédia:

Metrópole Digital é um projeto do Ministério da Ciência e Tecnologia em parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Norte cujo objetivo é transformar a cidade de Natal num polo de formação, estudos e atividades em tecnologias da informação e comunicação (TICs) disponibilizando mão-de-obra para o mercado nacional e internacional.
Administrado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o projeto foi criado mediante um convênio assinado em 24 de abril de 2008 e funcionará em dois prédios a serem construído no campus da universidade: o Centro Integrado de Vocação Tecnológica (CIVT), que será o órgão gerente das ações de formação de jovens em programa de computadores (software) e língua estrangeira voltado à informática em nível tecnológico; e o Núcleo de Pesquisa e Inovação em Tecnologia da Informação (NPITI) que será o local onde funcionarão laboratórios equipados com computadores e máquinas de última geração para treinamento dos alunos, assim como para consultoria e atendimento à demanda de incubadoras de empresas do ramo.

Pelo visto é um projeto grandioso, modelo e pioneiro em nosso pais, tornando o conhecimento em TI mais acessível para as demais classes. O projeto terá como apoio a criação de telecentros para a inclusão digital e social, possibilitará a pesquisa e inovação tecnológica como também a incubação de empresas de base tecnológica.

Concluindo, espero que seja aplicado em outras unidades federativas do país e o desenvolvimento digital se espalhe tornando o Brasil um potência nesse ramo também!

Links do projeto e referências:
Até a próxima... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após a leitura do mesmo pelo moderador, se aprovado.