quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Removendo versões anteriores do Ubuntu


A medida que você atualiza o Ubuntu e instala novas versões do kernel, o sistema ainda fica disponibilizando  do sistema as versões antigas para acesso no boot, não removendo automaticamente após instalação da nova versão. Para remover as versões antigas, sigas os passos abaixo:

Verifique qual a versão atual do seu sistema para não correr o risco de removê-la, deste modo você pode utilizar o aplicativo Monitor do sistema, acesse o menu Sistema > Administração > Monitor do sistema. Na primeira aba "Sistema", observe a versão do Kernel Linux, no meu exemplo está na versão 2.6.32-32-generic.


(clique na imagem para ampliar)


Com esta informação vá para o Gerenciador de pacotes Synaptic localizado no menu Sistema > Administração > Gerenciador de pacotes Synaptic. Na seção lateral esquerda através do seletor de categoria, clique na parte inferior em Estado, em seguida na parte superior em Instalado, após isso digite no campo Pesquisa rápida a palavra linux-image que retornará todas as versões instaladas (cor verde nas caixas ao lado), com exceção da versão que você está usando, clique nas versões com o botão direito do mouse e selecione Marcar para remoção, deixe uma de reserva caso a atual dê problema :) .

(clique na imagem para ampliar)


Clique no botão Aplicar, então aparecerá a caixa de diálogo Resumo, clique novamente em Aplicar, então o processo de desinstalação será iniciado:

(clique na imagem para ampliar)


Ao término reinicie o computador para ver o resultado e... Pronto! Seu HD agradece e tela de boot também ;)

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após a leitura do mesmo pelo moderador, se aprovado.