domingo, 20 de dezembro de 2009

Segurança na web - dicas para a segurança do PC


Ajuda.. Virus!
Por mais que evitemos a infecção de nossos computadores por vírus e pragas digitais, sempre estaremos sujeitos aos seus ataques. As contaminações estão associadas, geralmente, ao acesso a de determinado sites (infecção via download de arquivos), por pendrives (arquivos ocultos), por e-mail (mensagens com anexos e links maliciosos), por bate-papo, e entre outros…

Diariamente as pessoas são bombardeados por links que as levam para o download de supostas promoções, premiações, recadastramentos, fotos de amigos e que por inocência ou ignorância digital da pessoa acabam sendo atacadas por vírus que se instalam no computador danificando o sistema ou coletando informações de caratér privado (senhas, e-mail, logins, etc) onde serão enviadas posteriormente para o invasor criador do vírus.

Então, diante de todas estas ameaças como evitar o pior e se manter protegido?

Simples, adquirindo um bom software de anti-vírus mantendo-o atualizado e obter técnicas de segurança aplicando-as ao dia-a-dia. Esta foi a minha atitude após ser infectado por um vírus através de um pendrive e esta solução saiu (nada mais, nada menos) por 150 reais com direto a três licenças  válidas por 1 ano para uso completo do anti-vírus adotado, que no caso foi o Kaspersky Internet Security. Você pode ser juntar com três amigos para que valor fique apenas 50 reais para cada!

Mas aí você diz: "Pô, mas eu não tenho toda esta grana pra ficar gastando com um anti-vírus pago e muito menos amigos que queiram comprar comigo a preço de banana!" Certo.. certo, então neste caso você deverá utilizar e dar atenção a estas pequenas e úteis dicas para manter-se seguro:

Faça bom uso do anti-vírus atualizando-o diariamente (se possível) e  varrendo o seu computador semanalmente. Em caso de detecção de supostos vírus faça as devidas ações de limpeza e em caso de dúvida sobre o arquivo suspeito pesquise na internet tire as suas conclusões para remover ou não o arquivo.
Um anti-spyware é útil para a monitorar pragas e arquivos maliciosos que tentam danificar seu computador. O Windows Defender cumpre sua parte neste quesito analisando também os arquivos que iniciam com seu computador e que alteram os dados do registro do Windows (atividade típica dos vírus).
  • Utilizar um e-mail que filtre  e evite spams como o Gmail; *
O Gmail é um webmail completo com recursos úteis de marcação de mensagens, filtragem para as mensagens, recurso de anti-spam, bate-papo integrado, temas personalizados, espaço de armazenamento farto, aplicativos extras e muito mais...
  • Manter o seu controle de uso a web e do computador; *
Você é sua maior ameaças! Evite clicar em links duvidosos verificando sempre na barra de status ao passar o mouse sobre ele para onde o link está realmente sendo direcionado. Também cheque os remetentes de seus e-mails e nunca baixar anexos com mensagem do tipo "olhe a (nossa) foto tal... em tal lugar..." de remetentes estranhos e até mesmo confiáveis! Desabilite o recurso de auto-executar do seu computador para evitar problemas imediatos com vírus ambulantes de pendrives (cito isto por experiência própria)  e não instale qualquer programa em seu computador, verifique-os primeiro.

Outra dica interessante é manter o controle de outras contas no seu computador (como de filhos, por exemplo). O software de Controle dos Pais é uma boa alternativa que vem com o Windows Vista, caso não tenha este sistema operacional em seu computador utilize o similar Windows Live Proteção para Família; *

    * Todos estes softwares e serviços utilizei ou ainda utilizo e são ótimas alternativas para a segurança do seu computador.

    Bem, então estas são as dicas básicas para que você navegue em águas tranquilas, acesse e-mails relaxadamente e use seu computador com segurança. Vale lembrar que nada disso adianta se você não estiver atento as ameaças e evitar que elas te achem… até mais!

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Seu comentário será publicado após a leitura do mesmo pelo moderador, se aprovado.