sábado, 5 de setembro de 2009

Perix: o sistema operacional feito em pascal!


No meu primeiro post comentei sobre a existência de um S.O. em turbo pascal, pois bem, agora apresento-lhes o tal bendito: Perix. O Perix é protótipo de sistema operacional criado por meio da linguagem de programação turbo pascal com ajuda de Assemby (baixo nível), e que ainda está em construção. O projeto foi iniciado através de um programador e que agora também conta com o apoio de outros programadores experientes (no mínimo, é claro).

O autor do Perix descreve-o brevemente no orkut através da página da comunidade do projeto:
"Perix é um SO escrito em Turbo Pascal e Assembly. Nasceu da fusão de um programa de transferencia de dados pela porta paralela (estilo laplink) e um driver serial para mouse. Depois incorporei um boot loader escrito em Nasm e fui acrescentando novos recursos.

Nessa etapa deparei com um problema, o Turbo Pascal redirecionava algumas interrupçoes e o sistema travava. Além do mais os ponteiros do heap manager estavam completamente desorientados uma vez que nao havia o Segmento do Prefixo do Programa (PSP).

Bom, centenas de boots depois, consegui escrever minhas proprias funçoes de redirecionamento de interrupçoes e resolver os ponteiros do Heap.
Atualmente ele roda a fat 12, tem suporte para memoria extendida (4GB) e é multi-tarefa.

Nao estranhe se rodar ele numa maquina velha e notar que a maioria das funçoes roda 1 milhao de vezes em menos de 1 segundo e se vc estiver se perguntando pq Turbo Pascal, considere isso como resposta."
O sistema atualmente já possui algumas modificação com a utilização da IDE Delphi para criação da interface gráfica, que no caso são as janelas que basicamente funcionam para ver imagens, emitir mensagens de erro e funcionar como gerenciados de arquivos.

Para mais detalhes e informações acesse a comunidade no orkut.

Para download acesse o link do projeto no Sorce Forge.

Um comentário:

  1. Magnifico,sempre achei o pascal/Object pascal uma bela linguagem,alias acho que é a mais inteligente de todas linguagens de alto nivel, porém sempre ouvir que servia apenas para aprendizado,que era muito limitada e coisas mais.
    O Perix vem provar,que ela é muito poderosa.

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após a leitura do mesmo pelo moderador, se aprovado.