terça-feira, 9 de março de 2010

Pidgin: o bate-papo multiprotocolo!

PidginOlá galera,
Depois de uma eternidade ao blog, irei falar sobre o mensageiro instantâneo Pidgin da instalação a configuração.
Este cliente de bate-papo vêm nativo em algumas distribuições Linux, aliás foi feito incialmente para sistemas Unix, e uma ótima pedida para integrar todas as suas contas de bate-papo, pois suporta uma lista considerável de protocolos de bate-papo e é muito fácil de configurar e personalizar.
Inicialmente, este cliente de bate-papo era chamado de Gaim, entretanto após uma ação judicial da AOL contra o uso do nome AIM (mensageiro instantâneo da AOL) o projeto mudou para Pidgin, o que ficou melhor, na minha opinião!
Na página oficial do Pidgin temos uma pincelada sobre este poderoso mensageiro:

Pidgin é cliente de bate-papo gratuito  fácil de usar e usado por milhões de pessoas. Pode-se conectar ao AIM, MSN, Yahoo, e mais redes de bate-papo ao mesmo tempo.
Tem suporte as redes de bate-papo:
AIM, Bonjour, Facebook¹, Gadu-Gadu, Google Talk, Groupwise, ICQ, IRC, MSN, MySpaceIM, QQ, SILC, SIMPLE, Sametime, Skype², XMPP, Yahoo!, Zephyr.
¹ Por padrão, o Pidgin não vem com suporte ao bate-papo do Facebook, mas você pode adicionar depois instalando o suporte a esta rede. Acesse http://code.google.com/p/pidgin-facebookchat/ e na seção de Downloads baixe e instale o aplicativo de acordo com o seu sistema operacional.
² Por padrão, o Pidgin não vem com suporte ao bate-papo do Skype, mas você pode adicionar depois instalando o suporte a esta rede. Acesse http://code.google.com/p/skype4pidgin/ e na seção de Downloads baixe e instale o aplicativo de acordo com o seu sistema operacional.
Veja o que diz nossa amiga Wikipédia sobre os recursos do Pidgin:
O Pidgin possui:
  • Compatibilidade com múltiplos sistemas operacionais incluindo Windows e muitos sistemas estilo Unix como GNU/Linux, BSD e AmigaOS (por meio do sistema X11).
  • Suporte a múltiplos protocolos de rede.
  • Suporte a múltiplas contas de acesso.
  • Suporte a conversações áudio/vídeo.
  • Scripts automatizados para mudanças de estado.
  • Gerenciamento de conversas por abas.
  • Agrupamentos de múltiplos contatos em um só.
  • Registro de conversas.
  • Verificação ortográfica.

Instalação e Configuração

Para o instalar o Pidgin no Windows, baixe e execute o instalador  do aplicativo (Botão avançar, avançar.. e finalizar). Se deseja adicionar mais  plugins e outros protocolos extras (Facebook e Skype, por exemplo)  citados anteriormente, então feche o mensageiro para instalar este recursos.
Para configurar as contas, abra o Pidgin e clique no botão "Adicionar…" na janela Contas que surge inicialmente:
Contas
Depois selecione o Protocolo desejado, o Nome de usuário, a Senha (opção Lembrar senha, se desejar), o Apelido Local e marque a opção Usar este ícone de exibição para este conta (imagem que aparecerá no bate-papo com os outros mensageiros que suportam uma imagem na conversa):
Adicionar conta
Repita os procedimentos anteriores para adicionar mais contas:
Contas adicionadas
E pronto! Sua lista de contatos está preenchida para o bate-papo:
Lista de amigos
Conclusão: O Pidgin como bate-papo multiprotocolo dá conta do recado e possibilita, em geral, uma personalização agradável de acordo com a necessidade do usuário. Acho que se fosse mais divulgado, além de mais algumas "frescuras" de recursos e outras melhorias neste mensageiro logo estará tão popular quanto o bate-papo mais famoso aqui no Brasil: o Windows Live Messenger (MSN).
Então é isso pessoal, dúvidas e informações na seção de comentários…
Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após a leitura do mesmo pelo moderador, se aprovado.